02 junho 2014

DA SÉRIE: NOVO ACERVO DA BIBLIOTECA


O livro que apresentaremos hoje é uma biografia do grande humanista Nelson Mandela, não deixem a oportunidade de ler esta obra passar!
Atentem para a sinopse retirada do site UOL Educação:

"Lutei contra a dominação branca e lutei contra a dominação negra. Acalento o ideal de uma sociedade democrática e livre em que todas as pessoas possam viver juntas, em harmonia e com oportunidades iguais. É um ideal pelo qual espero viver. Mas é um ideal pelo qual estou disposto a morrer se for preciso". 
"Essas palavras proferidas pelo líder sul-africano  Nelson Mandela  mostram bem a sua postura política e seu temperamento.
Nascido em 1918, esse advogado, revolucionário no sentido mais preciso do termo ao lutar pela igualdade entre brancos e negros e a favor da paz mundial, concilia, em sua história de vida, a inacreditável experiência de quase 28 anos de prisão (1962-1990) com a presidência do seu país (1994-1999).
Considerado um dos maiores líderes políticos da história moderna, tem sua história contada, numa leitura extremamente agradável, por Jack Lang, cientista político francês que ocupou por duas vezes o cargo de ministro da Cultura e Educação de seu país.
O fio condutor do livro é a paixão de Mandela pelo teatro. Ele interpretou, ainda na escola, numa companhia amadora, o papel de assassino do presidente norte-americano Abraham Lincoln e, em seus anos de prisão, sem palco, cenário ou figurino, promovia, entre seus companheiros, a leitura dramática de grandes clássicos do repertório universal, principalmente os gregos.
Por essa lógica, os capítulos fazem analogia com personagens do teatro: Antígona (jovem que rompe as leis do sistema em nome de ideais elevados); Espártaco (escravo que lidera um movimento de rebelião); Prometeu (anos de prisão); Próspero (mescla de príncipe e mago que consegue vencer o desafio de levar à paz um país à beira da guerra civil) e Nelson Mandela propriamente dito, "mito fundador de um país enfim livre espectador desencantado de um continente africano à beira do abismo, mas que sabe tirar lições da tragédia".
Principal representante do movimento antiapartheid, que dividia a sociedade entre brancos e negros, Mandela foi preso e sentenciado inicialmente a 5 anos de detenção por viajar ilegalmente ao exterior e incentivar greves. Em 12 de junho de 1964, no entanto, houve o célebre julgamento em que se salvou da pena de enforcamento, mas não da prisão perpétua, posteriormente comutada pelo governo após inédita pressão mundial.
As acusações eram planejar ações armadas de sabotagem, admitidas por Mandela, e conspirar para ajudar outros países a invadir a África do Sul, negadas por ele. A saída da prisão, o Prêmio Nobel da Paz de 1993, recebido junto ao então presidente Frederik Willem de Klerk, e a sua eleição para o cargo no ano seguinte, nas primeiras eleições multirraciais do país, tornam a vida de Mandela uma autêntica peça de teatro, com direito a choro, riso, tragédia e romance.
O grande talento de Lang é escapar do melodrama. As palavras que iniciam este texto, retiradas do discurso de Mandela no dia de sua libertação, transcrito no livro, mostram como é fácil ver no político sul-africano um super-homem. O político francês raramente cai nessa armadilha, preferindo vê-lo como um ser humano comum, mas dotado de uma força de vontade extraordinária. E é ela que faz toda a diferença."