29 agosto 2014

FESTIVAL AUDIOVISUAL "DIVERSIDADE EM FOCO"

Durante esta semana, entre os dias 26 e 29 de agosto, realizou-se, no espaço "4º Muro" da Secretaria de Cultura, a exibição de diversos curtas com temática GLBTT, no Festival Audiovisual "Diversidade em Foco". Esta ação resulta da parceria entre a Secretaria, o Cineclube Janela do Pajeú, o Coletivo Péda_Quente e o Ponto de Cultura Dançando nas Alturas.

Apesar do público resumido, em sua maioria jovens acima de 16 anos, pôde-se travar debates muito produtivos a partir dos filmes e documentários exibidos. 

Desde já agradecemos a presença de todos e prometemos que ações como esta estarão cada dia mais presentes. Contamos com vocês!

11 agosto 2014

NOVO ACERVO - LIVRO: COURO DOS ESPÍRITOS

Nesta semana que marcou o Dia Internacional do Índio, no dia 09 de agosto (data instituída pela ONU em 1995), nós da Biblioteca Pública Municipal Escritor Monteiro Lobato trazemos para vocês a sinopse do livro "Couro dos Espíritos|Namoro, pajés e cura entre os índios Gavião-Ikolen de Rondônia"Este é mais um dos livros do novo acervo, doado pelo Ministério da Cultura.

SINOPSE: 
"Escrito pela antropóloga Betty Mindlin a partir das narrativas feitas pelos Gavião, de Rondônia, este livro representa um esforço rigoroso para a preservação dos principais mitos da tradição oral deste povo. Contando com ilustrações feitas pelos próprios Gavião, especialmente para esta edição, o livro registra histórias da origem e do fim do mundo e da humanidade, do surgimento dos seres e do fogo, da água, das chuvas e do sol, da vida além da morte, a alma e os espíritos, a doença e a cura, a pajelança, os monstros e os fantasmas, as guerras, o incesto e a sexualidade, o namoro e o amor."


Betty Mindlin é antropóloga, com doutorado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, e economista, com mestrado na Universidade de Cornell, EUA. Trabalha há muitos anos em projetos de pesquisa e apoio a grupos indígenas e é autora de mais de dez livros, entre os quais Diários da Floresta, também publicado pela Terceiro Nome. É vencedora do Prêmio Érico Vannucci Mendes de 2002.