29 abril 2015

ARTE É PARA TODOS

Há, na maioria dos municípios, um sem número de ações voltadas para o público formado por crianças e adolescentes em idade escolar, mas e as pessoas de mais idade? Ficarão eternamente relegadas ao limbo cultural?

Pensando nisto, o Coletivo Péda_Quente e o Ponto de Cultura Dançando nas Alturas firmaram parceria com a Secretaria Municipal de Cultura da cidade de Tuparetama para realizarem pequenas ações voltadas para pessoas que tenham mais de 20 anos de idade.

E os primeiros cursos já estão com inscrições abertas!
Qualquer dúvida entrar em contato com a Secretaria de Cultura ou conosco, através do email: conexaoculturamape@gmail.com




23 abril 2015

CORDELTECA DIGITAL

Na Semana em que comemoramos o Dia Nacional do Livro Infantil (e também dia de Monteiro Lobato, que dá nome a nossa biblioteca) e Dia Mundial do Livro, a Biblioteca Municipal de Tuparetama inicia a publicação digital de todos os cordéis lançados pelo Selo Cordelteca.

As edições da CORDELTECA fazem parte do projeto que a Secretaria de Cultura de Tuparetama, através da Biblioteca Pública Municipal Escritor Monteiro Lobato vem desenvolvendo desde 2013. É um selo editorial para a publicação de livretos de cordel com trabalhos de poetas famosos e anônimos do município. Além de resgatar e divulgar a memória de poetas da localidade, o projeto tem se voltado também para a edição de cordéis de jovens talentos. 

Clicando na foto abaixo - através da plataforma ISSUU - você poderá ler e fazer o download do Primeiro Cordel do Selo Cordelteca, de autoria do poeta Joaquim Trajano (in memoriam). As demais publicações podem ser conferidas na aba PUBLICAÇÕES, logo abaixo do título do blog. BOA LEITURA!


16 abril 2015

ESCOLAS RECEBEM KITS COM EDIÇÕES DO SELO CORDELTECA. ESTUDANTES POETAS SÃO CONVIDADOS PARA O PROJETO


No mês do aniversário do município, mês do Livro Infantil e do nascimento de Monteiro Lobato, o coordenador da Biblioteca Pública de Tuparetama, professor Wellinton Batista, fez a entrega nas escolas das redes municipal e estadual de ensino de kits com todas as edições do projeto CORDELTECA. 

As edições da CORDELTECA fazem parte do projeto que a Secretaria de Cultura de Tuparetama, através da Biblioteca Pública Municipal Escritor Monteiro Lobato vem desenvolvendo desde 2013. É um selo editorial para a publicação de livretos de cordel com trabalhos de poetas famosos e anônimos do município. Além de resgatar e divulgar a memória de poetas da localidade, o projeto tem se voltado também para a edição de cordéis de jovens talentos. 

Na visita às escolas de Tuparetama o coordenador Wellinton Batista tem divulgado e incentivado os jovens estudantes com talento literário para encaminharem seus trabalhos para publicação pelo projeto Cordelteca. Cada livreto é editado com tiragem mínimo de 200 volumes. Os cordéis são distribuídos gratuitamente entre professores, estudantes e leitores/visitantes da Casa da Cultura e da Biblioteca Pública Municipal. A publicação dos cordéis não tem nenhum custo para os autores e a distribuição é gratuita. 

O Cordel, forma tradicional de nossa literatura popular, é escrito para ser lido e cantado. Essa forma de expressão popular apresenta uma característica da riqueza cultural do povo e da região sertaneja. Através dos livretos publicados pela CORDELTECA a voz dos poetas de Tuparetama proclama nosso modo de viver , costumes, crenças e características da região. Um dos objetivos do projeto é a sensibilização e reflexão sobre a diversidade cultural e estética da cultura do Pajeú e de Tuparetama, favorecendo a aproximação com nossa raízes e o enfrentamento do processo de alienação cultural que é sempre recorrente em nossa comunidade.

Fonte: Tarcio Viu Assim

TUPARETAMA NA FENEARTE 2015

SOBRE A FENEARTE:
A Feira Nacional de Negócios do Artesanato é o maior evento do segmento de artesanato na América Latina. O evento acontece há 15 anos no Centro de Convenções de Pernambuco. Com investimento de aproximadamente R$ 5 milhões e a expectativa de movimentar um volume superior a R$ 40 milhões, são esperados 320 mil visitantes durante os 11 dias de realização.
São mais de cinco mil expositores, de Pernambuco, do Brasil e de mais de 40 países que juntos exibem seu trabalho em mais de 800 espaços que compõe uma área de 29 mil m².
Governo do Estado de Pernambuco - Secretaria de Desenvolvimento Econômico/ AD Diper - Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco.
(obs: as informações sobre a Fenearte deste ano ainda não estão disponíveis no site do Governo Estadual, exceto a relação dos expositores selecionados, incluindo Tuparetama) 

PARTICIPAÇÃO DE TUPARETAMA NA FENEARTE:
Desde o 1° ano da sua gestão o prefeito Dêva tem apoiado e incentivado a participação de artesãos do município na Feira, através da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Esportes.  De modo pioneiro no município (e até na região) a prefeitura além da aquisição do estande em local estratégico, patrocinou a locomoção e hospedagem dos artesãos em Recife durante as duas semanas da FENEARTE, em 2013 e 2014. 
A prefeitura também disponibiliza veículo para transporte das mercadorias de Tuparetama a Recife.  Além da divulgação do artesanato local e das potencialidades artísticas de Tuparetama, a iniciativa do governo municipal garantiu um grande volume de venda da produção artesanal.

FOTO DO ESTANDE DE TUPARETAMA NA FENEARTE 2013 

FOTO DO ESTANDE DE TUPARETAMA NA FENEARTE 2014 

SELEÇÃO DE ARTESÃOS PARA A FENEARTE 2015

A Prefeitura de Tuparetama através de sua Secretaria de Cultura convoca todas as pessoas que trabalham com artesanato e tem interesse em expor ou vender seus produtos, para participarem de uma reunião sobre a FENEARTE 2015, na próxima quarta-feira, dia 22, às 8 horas da noite no Auditório da Secretaria de Educação.

A FENEARTE é a maior feira de artes e artesanato da América Latina que acontece todos os anos em Recife. Mais uma vez a Prefeitura de Tuparetama vai incentivar, apoiar e patrocinar os artistas do município na feira.  Participe da reunião com a equipe da Secretaria de Cultura nessa quarta-feira dia 22 e saiba como aproveitar essa oportunidade para divulgar e comercializar seus trabalhos.

Prefeitura de Tuparetama


Com o povo a gente faz muito mais.