15 fevereiro 2016

TUPARETAMA REALIZARÁ NESTE MÊS O 1° ENCONTRO DAS JUVENTUDES. PARTICIPE!


A Comissão Municipal Pró Selo Unicef 2013-2016 composta pela Prefeitura de Tuparetama e suas secretarias, Conselho Municipal de Direitos da Criança e Adolescente, Conselho Tutelar e igrejas de Tuparetama estará realizando na próxima semana o 1° ENCONTRO DAS JUVENTUDES DE TUPARETAMA que tem como objetivo principal a realização de oficinas e trabalhos coletivos propostos pela Unicef com base no material "Competências para a vida - trilhando caminhos da cidadania". 

Voltado para educadores e para os próprios adolescentes, este material sugere uma série de conteúdos e práticas que podem contribuir para que a adolescência seja vivenciada de forma plena, com acesso aos direitos e participação em processos decisórios Vivem hoje no Brasil 21 milhões de meninos e meninas entre 12 e 17 anos, o que equivale a 11% da população brasileira. Com uma participação percentual tão significativa dos adolescentes no total da população, o Brasil tem uma grande oportunidade de desenvolvimento. Mas para que essa oportunidade se traduza na prática, é preciso romper o preconceito social que ainda enxerga esse grupo como um problema e implementar ações que apoiem o desenvolvimento integral desses meninos e meninas. 

O UNICEF observou que para garantir o desenvolvimento das adolescências, contemplando sua diversidade, alguns temas não podem deixar de ser trabalhados pela família, pela escola, pela comunidade e pelos próprios adolescentes. Alguns desses temas são propostos nas oficinas do 1° ENCONTRO DAS JUVENTUDES DE TUPARETAMA. 

As oficinas serão realizadas em 3 pólos do município visando a participação do maior número de jovens de todas as localidades. Os pólos são a cidade (sede), o Bairro Bom Jesus e o Distrito Santa Rita. Os jovens interessados em participar das oficinas (veja lista abaixo) poderão se inscrever nas suas próprias escolas