10 novembro 2016

ACERVO DE FOTOGRAFIAS DA CASA DA CULTURA DE TUPARETAMA JÁ PODE SER ACESSADO PELA INTERNET


A Casa da Cultura de Tuparetama (Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes e Biblioteca Municipal Escritor Monteiro Lobato) disponibiliza a partir de hoje na internet o seu acervo fotográfico digitalizado. 

O projeto de digitalização das fotografias foi iniciado em 2015 e permite uma maior durabilidade dessa parte da história visual do município que é preservada pela Casa da Cultura. Antes disso a Casa da Cultura também iniciou (em 2013) a digitalização de seu acervo de fitas de vídeo cassete, esses vídeos também estão sendo disponibilizados num canal específico criado no You Tube (Clique aqui para ver)

O acervo de fotografias convencionais da Casa da Cultura compreende imagens do período de 1970 a 2002 (depois desse ano a Casa da Cultura passou a fazer registros fotográficos com câmera digital) e oferece uma amostra rica e diversificada do município, sua gente e sua vida política, social, cultural e esportiva recentes. 

O trabalho facilitará a pesquisa on line a um maior número de pessoas e evitará o manuseio constante dos documentos físicos, evitando também a deterioração e extravio de fotografias. Infelizmente muitas fotos do acervo da Casa da Cultura “sumiram” desde o período de sua criação (em 1988) através de empréstimos sem devolução ou mesmo possíveis “furtos” já que o controle do acervo e a segurança do espaço é limitada. Com a digitalização não há mais esse risco de desaparecimento das fotografias. 

As imagens digitalizadas e publicadas pela Casa da Cultura na internet não poderão ser utilizadas para fins comerciais, mas poderão ser baixadas e reproduzidas por qualquer pessoa, desde que citada a fonte. 

O atual secretário de cultura, turismo e esportes de Tuparetama, Domênico Perazzo, destacou o trabalho de modernização feito pela Casa da Cultura: - Esse trabalho de preservação da nossa memória e nossa história é espetacular e valioso. Apesar de ainda não ser o ideal, que só ocorrerá com a melhoria das imagens e aquisição de equipamentos tecnológicos avançados, a atual gestão deu um importante passo e sem dúvida a atual condição é infinitamente melhor do que anteriormente. Toda a equipe da Casa da Cultura e Biblioteca Municipal está de parabéns pelo trabalho

Wellinton Batista, Coordenador da Biblioteca Pública Municipal também destacou a importância da digitalização do acervo fotográfico: - Nosso objetivo é fazer com que a população conheça nosso acervo, facilitando o acesso a esses momentos históricos. A memória nos une, fortalece nossos laços sociais e ajuda a construir nossa identidade. Por isso, é importante colocar na internet essas imagens que falam sobre nossa identidade e nosso passado comum.

As fotografias estão separadas por álbuns temáticos e alguns ainda receberão mais fotos. Confira o acervo disponível na internet ( clique nos links para acessar os álbuns)



Nenhum comentário:

Postar um comentário