16 abril 2015

ESCOLAS RECEBEM KITS COM EDIÇÕES DO SELO CORDELTECA. ESTUDANTES POETAS SÃO CONVIDADOS PARA O PROJETO


No mês do aniversário do município, mês do Livro Infantil e do nascimento de Monteiro Lobato, o coordenador da Biblioteca Pública de Tuparetama, professor Wellinton Batista, fez a entrega nas escolas das redes municipal e estadual de ensino de kits com todas as edições do projeto CORDELTECA. 

As edições da CORDELTECA fazem parte do projeto que a Secretaria de Cultura de Tuparetama, através da Biblioteca Pública Municipal Escritor Monteiro Lobato vem desenvolvendo desde 2013. É um selo editorial para a publicação de livretos de cordel com trabalhos de poetas famosos e anônimos do município. Além de resgatar e divulgar a memória de poetas da localidade, o projeto tem se voltado também para a edição de cordéis de jovens talentos. 

Na visita às escolas de Tuparetama o coordenador Wellinton Batista tem divulgado e incentivado os jovens estudantes com talento literário para encaminharem seus trabalhos para publicação pelo projeto Cordelteca. Cada livreto é editado com tiragem mínimo de 200 volumes. Os cordéis são distribuídos gratuitamente entre professores, estudantes e leitores/visitantes da Casa da Cultura e da Biblioteca Pública Municipal. A publicação dos cordéis não tem nenhum custo para os autores e a distribuição é gratuita. 

O Cordel, forma tradicional de nossa literatura popular, é escrito para ser lido e cantado. Essa forma de expressão popular apresenta uma característica da riqueza cultural do povo e da região sertaneja. Através dos livretos publicados pela CORDELTECA a voz dos poetas de Tuparetama proclama nosso modo de viver , costumes, crenças e características da região. Um dos objetivos do projeto é a sensibilização e reflexão sobre a diversidade cultural e estética da cultura do Pajeú e de Tuparetama, favorecendo a aproximação com nossa raízes e o enfrentamento do processo de alienação cultural que é sempre recorrente em nossa comunidade.

Fonte: Tarcio Viu Assim

Nenhum comentário:

Postar um comentário