31 outubro 2015

1ª NOITE DO FLIT - FESTIVAL LITERÁRIO DE TUPARETAMA 2015



Pelo terceiro ano consecutivo a Prefeitura de Tuparetama através das suas secretarias de Cultura e de Educação realizou o Festival Literário do município, FLIT, que já se consolida como um dos grandes eventos culturais e artísticos da região. Aliás, o FLIT é uma demonstração da ousadia e do protagonismo cultural de Tuparetama que foi o primeiro município do Pajeú a realizar este tipo de evento literário e graças ao sucesso e importância da iniciativa, já tem incentivado a realização de festivais semelhantes em outras cidades da região. 

O 3° FLIT teve início na terça-feira, 27 de outubro, por volta das 19:30 no palco do Teatro Sesc montado entre a Secretaria de Educação e o Centro Recreativo Professor Rabêlo. No Centro Recreativo ficaram expostas as tendas com venda de livros (Sebo Cultural e Lima Junior) Exposição de arte do jovem estudante da Escola José Agostinho, Matheus e Cordelteca, o artesanato de madeira de Bita e os produtos da Cooperativa de Mulheres FinaArte. 

No palco do Teatro Sesc, que foi o principal parceiro do evento este ano, aconteceram as apresentações culturais e artísticas. A abertura contou com a presença do Prefeito Dêva Pessoa, secretários municipais e Naruna Freitas, representante do SESC. A primeira apresentação cultural da noite foi realizada pelo poeta, declamador e autor Lima Junior, com o lançamento do seu livro infantil Brincadeiras de Criança. 

As outras atrações da noite fizeram parte da programação da Caravana Teatro SESC: o aguardado espetáculo CORDELINA da multiartista de Tuparetama Odilia Nunes, uma encenação de grande beleza cênica e dramaturgia poética, com Odília demonstrando absoluto domínio do ofício e do público. O segundo espetáculo, CANTIGAS DO SERTÃO PARA VOAR veio de Sertânia e fez jus à tradição musical, teatral e literária da cidade. O público do FLIT foi presenteado com um repertório de grandes músicas na voz de cantores excelentes e poesia nordestina bem dosada, numa performance rica de simbolismo e simplicidade tocante. 















Nenhum comentário:

Postar um comentário